Veja quais são os problemas que você pode ter no seu evento corporativo se não prestar atenção a esses pontos.

Um evento corporativo é o momento em que você expõe a identidade da sua empresa ao seu público. É a oportunidade ideal de estreitar os laços com parceiros estratégicos, fazer networking e possivelmente atrair novos clientes. Por isso é tão importante ter um planejamento bem estruturado para o seu evento corporativo, a fim de evitar erros que podem ser fatais para a imagem da sua empresa e que podem dar muito trabalho para serem desfeitos depois. Hoje, listamos os 5 principais erros na organização de eventos em que você sempre deve se atentar e como preveni-los.

1- Não fazer um planejamento detalhado

Parece óbvio, mas muitas pessoas não dão a atenção adequada à execução de um planejamento eficiente e acabam confiando que “têm tudo na cabeça” quando, na verdade, é preciso ter as informações registradas para que seja revisto sempre que necessário. Um bom planejamento inclui o estruturamento e o cronograma de cada ação que será realizada no evento, o orçamento de cada serviço contratado, informações sobre fornecedores, plano para emergências ou imprevistos e todos os contatos das pessoas envolvidas na organização. Além de, é claro, de data, hora, local e o público-alvo.

Lembre-se de que esse planejamento deve ser feito com muita antecedência ao evento, para que seja ajustado ou aprimorado conforme a necessidade.

2- Abordar um tema que não se relacione ao público

Definir o público-alvo é uma das primeiras coisas que devem ser estabelecidas no seu planejamento. Para isso, é preciso entender o mercado em que a sua marca está inserida e qual etapa da jornada do consumidor você quer contemplar – descoberta, reconhecimento, consideração, decisão ou retenção. Então, não adianta escolher um tema que você acredita que seja interessante, mas que não atraia as pessoas certas. Faça uma pesquisa sobre o que está em alta na sua área e encontre uma forma criativa de abordar esse assunto para, assim, gerar discussões construtivas entre os participantes. Definir o público-alvo também é essencial para entender qual o melhor formato, local, data e os melhores palestrantes para a programação do seu evento corporativo.

3- Não priorizar o networking

Não se engane: o coffee break não deve ser o único momento reservado à interação entre os participantes de um evento. Muitas vezes, a oportunidade de fazer networking é o maior atrativo para que as pessoas compareçam a um evento corporativo. Portanto, é importante investir na criação de um espaço que propicie essa troca entre os convidados e incluir no cronograma do evento um tempo destinado exclusivamente a essa atividade.

4- Não investir em divulgação

Reservar parte do seu orçamento para investir em divulgação é essencial para o sucesso de um evento corporativo. No entanto, não adianta gastar rios de dinheiro se você não sabe como essa comunicação pode ser entregue às pessoas.

Por isso, reforçamos mais uma vez a importância de conhecer a fundo o seu público-alvo. Só assim você será capaz de planejar uma divulgação efetiva, encontrando os canais certos – seja por e-mail, Instagram, Facebook, LinkedIn ou outros – e a linguagem certa, que farão com que a sua mensagem chegue de forma assertiva a quem você deseja.

5- Não fazer um planejamento pós-evento

Imagine passar semanas ou até meses organizando um evento e, quando ele acaba, simplesmente esquecê-lo? Acredite, esse é um erro comum. Por isso, essa etapa é parte indispensável do seu planejamento. É o momento de agarrar as oportunidades de negócio que foram geradas e de receber o feedback dos participantes. Para saber mais sobre como lidar com o pós-evento, leia o nosso artigo.

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