A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor e demanda uma série de cuidados em suas ações de live marketing (marketing de experiência). Saiba mais!

Sancionada em 2018, a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, já está em vigor desde 2021 e tem sido importante para proteger a privacidade e confidencialidade das informações dos brasileiros. Principalmente em ambiente on-line.

Entretanto, o que talvez ainda pegue muitas empresas de surpresa é que a nova lei não se resume somente aos dados digitais. Informações em papel também estão sujeitas às penalidades, caso não sejam tratadas da forma correta.

Sendo assim, a LGPD pode atingir todo o segmento de marketing de experiência ou live marketing. Afinal, é comum em ações de sampling ou sorteios ser solicitado um e-mail ou telefone da pessoa impactada para fins de cadastro. E é aí que está o perigo. 

Assim, separamos três pontos importantes para sua empresa não ter problemas com a nova lei por conta de ações de live marketing.

Consentimento é tudo também no live marketing

Primeiro de tudo, o que precisa ficar claro em toda ação para as pessoas que concedem seus dados é que eles permanecerão confidenciais.

Assim, eles só serão utilizados de alguma forma, seja em um contato posterior ou compartilhamento com possíveis empresas interessadas, se houver autorização do proprietário. 

Por isso, não se esqueça de que essa é uma responsabilidade dividida entre você e seu cliente ou parceiro. E que a mesma regra vale se utilizar dados coletados e armazenados por ele. Afinal, a LGPD fiscaliza tanto os operadores quanto controladores, que são os que armazenam e realizam ações com esses dados e os que têm poder de decisão de tratamento sobre essas informações, respectivamente.

Os tipos de dados contemplados pela LGPD

O segundo ponto a saber é que todo tipo de dado que possa identificar uma pessoa é chamado de dado pessoal. Não somente informações cadastrais.

Já os tópicos que possam identificar uma pessoa por orientação sexual, opção religiosa, preferência política e até histórico de saúde são considerados dados sensíveis.

O objetivo da LGPD é impedir que as informações pessoais e sensíveis sejam utilizadas para acessar pessoas sem o consentimento delas ou, ainda, servirem de base para qualquer tipo de segregação ofensiva.

Ajuda especializada para marketing de experiência

A chegada da LGPD representou uma mudança brusca na forma como as empresas lidam com a informações de pessoas físicas. Assim, muitas dúvidas podem ocorrer ao realizar uma ação de marketing. E isso é normal.

Contudo, vale sempre consultar especialistas no assunto. Tanto na parte de planejamento e organização, como a Sound, como também na esfera jurídica.

Desta forma, você evita que qualquer ponto fique descoberto ao realizar uma ação e isso coloque em risco a sua reputação e a de seus clientes.