A população idosa cresce no Brasil e sente falta de representatividade nas marcas

Aqui no Blog da Sound, já falamos sobre como investir em castings mais diversos

pode trazer resultados positivos para a sua marca, criando uma identificação maior do público por meio da representatividade. Entre os fatores que configuram um casting “fora do padrão” está a idade: modelos com mais de 50 anos ganham cada vez mais visibilidade.

O número de idosos no Brasil tende a aumentar. Segundo dados do IBGE, a população com mais de 60 anos já é maior que a de crianças de até 9 anos de idade e, até 2045, ela representará quase metade dos habitantes do país. Além disso, o Instituto Locomotiva mostra, em um dos seus estudos, que as pessoas da melhor idade movimentam em torno de R$ 1,6 trilhão por ano e que a renda média é de 40% acima da média nacional. Os números mostram como esse público tem um grande potencial no mercado consumidor e que investir no seu alcance pode valer a pena.

Outra informação trazida pelo Locomotiva aponta que 76% dos idosos não se sentem representados pela publicidade e 81% acreditam que as propagandas deveriam representar melhor a diversidade da população brasileira. Também é importante notar que os estereótipos têm caído por terra, já que, na era digital, esse público tem mais acesso à cultura e ao entretenimento, já não se diferenciando mais tanto dos jovens, o que significa que a terceira idade já não é mais sinônimo de “antigo”.

A representatividade como diferencial

Ao trazer rostos mais velhos para a sua marca, é possível ampliar seu público e usar a representatividade como uma estratégia de marketing e um diferencial. Além disso, essas pessoas representando a sua marca podem transmitir a mensagem de segurança, confiança e experiência na apresentação do seu produto.

Ao redor do mundo, já são muitas as agências exclusivas para modelos com mais de 50 anos, que representam a beleza da maturidade. São pessoas comuns, aposentadas ou não, que decidiram se aventurar e se descobriram em um novo universo como fonte de renda.

Na Sound, estamos atentos às tendências do mercado e às formas de adaptá-las às ações de nossos clientes, reforçando a sua essência. O que você acha de tornar a diversidade parte da identidade da sua marca?