Um projeto de lei (PL 504/2020) que pretendia proibir publicidade com pessoas LGBTQIA+ ou famílias homoafetivas no estado de São Paulo trouxe à tona uma discussão que há muito parecia superada: de que as marcas, e a sociedade como um todo, precisam combater o preconceito ao invés de reforçá-lo.

Por sorte, a repercussão negativa fez com que a Assembleia Legislativa do estado adiasse a votação e, por enquanto, o PL está engavetado. Mas, não deixa de ser um alerta e tanto para o momento atual, que exige posicionamentos claros contra retrocessos.

É por isso que, neste artigo, selecionamos 5 motivos para você sempre considerar ser plural ao planejar o casting de uma ação para sua marca. Lembrando que diversidade inclui tudo: raça, gênero, idade, origem, orientação sexual, capacidades físicas etc. Confira!


1 - Compromisso social

Temas como acessibilidade, empoderamento e diversidade são questões que estão cada vez mais em evidência dentro e fora das empresas. Com mais acesso à informação, o consumidor tem cobrado representatividade das marcas, desejando que elas assumam um compromisso social de promover a igualdade e combater preconceitos.

2 - Mais diversidade, mais inovação

As empresas que desejam ser mais inovadoras precisam investir em diversidade e inclusão. Essa é a conclusão de uma pesquisa https://www.accenture.com/us-en/about/inclusion-diversity/gender-equality-innovation-research#block-culture-diversity-matters da Accenture, que aponta que colaboradores de empresas mais inclusivas não veem barreiras para inovar, têm menos medo de errar e que fatores como diversidade e inclusão são mais relevantes para gerar inovação do que aumentos de salários.

3 – Proximidade com o público

Um casting bem-feito tem o poder de mudar a forma como as pessoas enxergam sua marca. Quando elas se sentem representadas, a conexão ultrapassa o produto ou serviço e alcança o lado sentimental. Um bom case nesse sentido é o desfile da Fenty, marca de lingeries da cantora Rihanna, que desbancou o Victoria’s Secret Fashion Show ao apostar em modelos com diferentes biotipos.

4 – Fortalecimento da competitividade

Não há dúvidas de que o consumo digital, impulsionado pelo isolamento social, trouxe um nível a mais de concorrência nos meios on-line. Para se destacarem, as marcas precisam abusar da criatividade - elemento favorecido nos ambientes em que prevalecem a diversidade.

5 – Ganhos financeiros

A consultoria Mckinsey divulgou um relatório https://www.mckinsey.com/br/our-insights/diversity-matters-america-latina# no ano passado apontando as relações existentes entre a diversidade das empresas e sua performance financeira. O estudo realizado na América Latina chegou à conclusão de que empresas que dão mais abertura para questões de gênero, raça/etnia e orientação sexual são mais lucrativas.

Por fim, lembre-se: não adianta escolher aleatoriamente qualquer profissional pensando apenas no fator diversidade. Aqui na Sound temos experiência em fazer todas as etapas do casting, desde selecionar os melhores perfis até treiná-los para seus eventos, showrooms e campanhas publicitárias. Conte com a gente nesse processo!