
7 perguntas para participar do evento certo
Confirmar participação de uma marca em uma feira ou congresso demanda uma série de fatores. Separamos algumas perguntas para ajudar você a decidir em qual evento a sua empresa vai estar. Confira!

Feiras, eventos, congressos, simpósios. Os nomes são muitos e cada um tem a sua peculiaridade. E, principalmente, todos têm potencial para serem relevantes para a sua marca de alguma forma.
Mas, a verdade é que, seja por questões de budget, estratégia ou outros fatores, sua empresa não pode marcar presença em todos os eventos que compõem o calendário.
Pensando nisso, nós listamos aqui 7 perguntas importantes para fazer na hora de escolher participar ou não de um evento, seja ele presencial ou on-line.
1 – Meu público estará lá?
A mais relevante entre essas 7 perguntas não poderia deixar de vir logo em primeiro na lista, não é mesmo? Ao analisar a participação de sua marca em um evento, o que precisa ser levado em conta antes de qualquer coisa são os frequentadores. O seu público está entre eles? Será possível impactar quem você deseja?
Claro, sempre há a chance de desbravar um novo mercado e atingir novos públicos. Mas, antes de embarcar em aventuras, é preciso ter o pé no chão. Por isso, a presença das pessoas que, de fato, consomem o que você oferece deve ser sempre o primeiro critério de decisão.
2 – Meu concorrente vai?
Saber se o seu concorrente confirmou presença no evento pode ser um importante balizador na hora de tomar a decisão. Estar lá junto com ele ajuda sua marca a ser lembrada como um player importante em seu segmento e, sobretudo, a presença de dois concorrentes, no mínimo, aquece o mercado do qual você faz parte.
E, mesmo que você opte por não participar, vale descobrir se ele gerou algum tipo de negócio no local. Em caso positivo, o evento já pode fazer parte da sua grade de interesse para o ano seguinte.
3 – Minha marca se destaca?
Outra questão relevante dentre nossas 7 perguntas é sobre as oportunidades de sua marca se destacar. Vale considerar desde o espaço disponível para você montar um estande da forma que gostaria até a possibilidade de outras ativações, como a distribuição de brindes em pontos estratégicos do local.
No caso de uma feira agregada com um simpósio, ter a oportunidade de enviar alguém da sua marca para palestrar também é um diferencial que merece atenção.
4 – Qual é o formato do evento?
Com a pandemia, os eventos on-line chegaram para ficar. Antes única opção para as apresentações em tempos de prevenção ao novo coronavírus, essa tendência não deve ir embora tão cedo, afinal, geralmente apresenta custos menores.
Contudo, vale se perguntar se, para sua marca, este formato realmente é estratégico e se não valeria poupar o investimento para marcar presença em um evento híbrido, por exemplo. Tudo depende de qual experiência você quer oferecer ao seu público.
5 – Onde ele vai acontecer?
Por questões de logística, o local no qual o evento será realizado é importante. Pensemos em uma marca do segmento industrial, por exemplo, que precisaria se planejar com custos de transporte para levar uma máquina pesada para um evento. Fora os gastos normais de estadia e alimentação para toda a equipe envolvida.
Sendo assim, eventos regionais devem passar pelo crivo importante da primeira de nossas 7 perguntas. Desta forma, a presença do público será determinante para definir o quanto a participação em um evento mais longe é estratégica.
6 – Há tempo hábil para participar?
Decidir a participação em um evento exige planejamento. E, nesse caso, toda uma organização prévia para evitar custos maiores, como reservar estadia com antecedência, resolver o quanto antes as questões de logística e, principalmente, evitar taxas de urgência com fornecedores.
O ideal também é ter tempo hábil para trabalhar com imprevistos e na divulgação da sua marca no evento. Afinal, o quanto antes o seu público souber que você estará presente, mais chances você terá de encontrá-lo por lá.
7 – Quanto custa?
Chegamos finalmente aos custos. Embora eles sejam importantes, estão aqui em último lugar porque, como você viu, há, pelo menos, seis das nossas 7 perguntas a serem feitas antes de participar de um evento do que a famosa questão “quanto custa?”. Principalmente se o budget não for dos maiores.
Assim, a ideia é que o investimento financeiro, ainda essencial, seja o critério de menos peso na decisão de participar ou não de um evento.
E então, gostou da nossa lista? Esperamos que ela seja útil para você avaliar melhor quais eventos participar em 2022 e, claro, gerar ótimos negócios. Lembramos também que a Sound tem toda a expertise para fazer do seu evento uma experiência incrível em qualquer lugar.
Fale com a gente!
Leia também: 5 coisas que você PRECISA fazer após o seu evento