Um evento “não termina quando acaba”. Saiba quais são os próximos passos para analisar se seu evento teve o resultado esperado

Quando organizamos um evento corporativo, ver que tudo foi um sucesso é muito gratificante. No entanto, apesar da fadiga após um trabalho intenso, ainda não é o momento de descansar – temos que analisar se o evento trouxe o resultado esperado para a nossa marca.

Mas, como começar a mensurar esses resultados? Confira os 5 passos a seguir.

1- Colete feedbacks sobre o evento

Uma das coisas mais importantes após um evento é receber o retorno dos participantes. Na verdade, uma boa estratégia é planejar uma forma de coletar esses feedbacks ainda durante o evento, enquanto as pessoas vivem a experiência em tempo real.

De qualquer forma, é essencial manter o contato dos participantes para continuar a comunicação após o evento. Você pode enviar um formulário ou uma pesquisa de satisfação para entender como foi a experiência e quais os aspectos que mais causaram impacto, seja positivo ou negativo. Não se esqueça de fazer o mesmo para os patrocinadores, expositores e palestrantes, se houver.

Para incentivar o envio destes formulários, uma boa ideia é oferecer um certificado de participação, caso se encaixe no formato do evento.

Com isso, peça autorização para o envio de e-mail marketing, que é uma forma eficiente de manter contato com o seu público e, inclusive, realizar vendas.

2- Atualize as mídias sociais do evento

As redes sociais devem se manter ativas antes, durante e depois do evento. No dia, você pode fazer Stories, criar hashtags e, se possível, até promover ações que chamem para esse engajamento, como desenvolver um cenário “instagramável”, por exemplo.

Para os próximos dias, planeje um cronograma de postagem. Você pode divulgar os melhores momentos do evento, incluindo o repost de fotos dos participantes. Além disso, continue oferecendo conteúdo de valor. Mostrando que tem algo interessante a oferecer, você conseguirá reter seguidores, mantendo a consistência de suas redes sociais.

Não deixe, também, de atualizar o site com fotos e informações do evento. Se possível, faça um blog ativo para abordar temas relativos ao seu nicho e, assim, atrair visitantes à página constantemente.

3- Revise o orçamento do evento

Um evento bem planejado tem todos os custos previstos e organizados. Ainda assim, só é possível ter certeza do quanto foi gasto depois de sua realização porque despesas inesperadas são comuns. Ao criar um sistema de organização com todas as notas e documentos, você poderá prever melhor os gastos da próxima edição e entender onde pode economizar, ou talvez onde vale investir um pouco mais de dinheiro.

4- Avalie os fornecedores e parceiros do evento

A maioria dos eventos conta com serviços terceirizados ou parcerias para setores como segurança e alimentação, por exemplo. Agora, é o momento de avaliar se as expectativas foram atendidas e se o que foi proposto foi cumprido. Também é importante analisar se o fornecedor desempenhou um papel relevante para o evento, se deu um bom retorno, ou se é algo que pode ser dispensado na próxima edição.

5- Repasse o briefing do evento

Depois de analisar os números e feedbacks, é hora de rever o briefing inicial e conferir se todos os objetivos foram alcançados, ou seja, se o evento cumpriu a missão esperada. Reúna o seu time e repasse cada um dos pontos, conferindo o que saiu dentro do esperado e quais foram os imprevistos. Também é o momento de entender o que poderia ter ficado mais claro no briefing, para que ele seja melhorado da próxima vez. Não se esqueça: esse feedback interno deve ser feito de forma construtiva e encarado como uma oportunidade de melhoria, sempre. É importante agradecer a todos os envolvidos na realização do evento pelo trabalho em equipe.

Enfim, é hora de colher os frutos do seu evento. Aqui na Sound, estamos preparados para cuidar de todas as etapas do seu evento. Adotamos a estratégia ideal para a sua empresa e fortalecemos a sua marca perante o público com eventos corporativos inesquecíveis. Entre em contato conosco e compartilhe suas ideias!