Quem faz o que sempre fez consegue os mesmos resultados que sempre conseguiu. Em 2023, mais do que nunca, o mercado de eventos clama por inovação, o que se reflete nas tendências mais mencionadas quando falamos do próximo ano. Assim, é necessário colocar os olhos no futuro, onde você planeja que sua empresa esteja e, então, agir para levá-la até lá.

Mercado tomado por eventos híbridos e on-line

A pandemia levou à aceleração de uma “tendência” que já estava em franco crescimento: a de eventos híbridos e on-line. Ela foi o agente impulsionador de uma grande mudança comportamental nos consumidores.

Da mesma forma, a retomada dos eventos presenciais vem sendo resultado do que já se via no on-line. Isto é, algumas novidades que existiam apenas nas telas ganharam a vida real.

 Leia mais: [1] 5 Passos para aumentar o Market Share da sua marca

5 tendências em ascensão para o mercado de eventos em 2023

O que nos reserva o mercado de eventos para 2023? Separamos aqui 5 tendências que serão indispensáveis para os próximos 365 dias e além.

Confira!

  1. Metaverso

O Metaverso está começando a ser possível em grandes eventos coorporativos. Várias empresas de tecnologia estão lançando plataformas para as marcas utilizarem essa tecnologia em seus eventos e capacitações, garantindo avatares que interagem com os demais presentes, recursos tridimensionais em realidade aumentada, gamificação e espaço físico aplicado em um mundo online, para que as pessoas, onde quer que estejam, circulem e interajam entre si.

  • Experiência imersiva

Antes de tudo, uma experiência imersiva é uma coisa jamais vivida. A ideia é gerar curiosidade no público e fazê-lo parte ativa do evento. É um caminho para tornar sua marca forte e única. Em um mercado tão disputado quanto o de eventos, essa é uma estratégia que pode ser muito eficiente.

  • Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema cada vez mais latente não só em eventos, mas no mundo como um todo. Quando se fala em eventos promocionais, mais ainda. Produzir eventos com maior consciência ambiental é uma das tendências mais fortes para o ano de 2023. Por isso, nunca é demais pensar em embalagens e demais materiais impressos recicláveis, ter fontes alternativas de energia, em dar destinação correta aos resíduos produzidos durante o evento e muito mais. 

  • Comunidades digitais

Estender o seu evento ao digital é garantir que a sua marca esteja diante do público por muito mais tempo, mesmo depois do encontro presencial. Ainda mais porque as pessoas, naturalmente, querem manter o diálogo. Aliás, elas também podem ser estimuladas a isso com brindes, ofertas exclusivas e suporte mais eficaz nos meios digitais.

5 – Dados integrados

E, por último, mas não sendo menos importante, temos a integração de dados. Isso fecha as tendências do mundo de eventos para o ano que vem. Tendo em vista a modernização do mercado de eventos, que teve uma recuperação significativa no ano de 2022, é natural que as organizações de eventos precisem de uma atenção maior.

Aqui, a praticidade é um dos carros-chefes. Pensando justamente em evitar filas para credenciamento, facilidade de compra de ingressos e certificados pós-evento, a integração de dados é uma das demandas mais necessárias.

O que esperar do próximo ano no mercado de eventos?

O próximo ano promete ser de grandes desafios – no pós-pandemia, destaca-se quem inova e, ao mesmo tempo, consegue suprir as necessidades do mercado sem cair na mesmice.

Leia mais[2] : Como e por que aplicar o storytelling nos eventos da sua empresa

Tecnologia como aliada das tendências em 2023

Como vimos, a tecnologia é o caminho a ser percorrido pelas empresas que desejam inovar em eventos. Grande parte do que trazemos nesse artigo depende dela e, claro, de grandes doses de ousadia para ser colocado em prática do jeito certo. 

Então, a sua empresa está preparada para tudo isso? Saiba que ela pode contar com a Sound para transformar tendências em realidade, criando assim um evento inesquecível.