Entenda como o marketing de produto pode ser decisivo para o sucesso da sua marca.

Seu produto pode ser perfeito aos seus próprios olhos, mas, se não souber comunicá-lo no lugar certo, para as pessoas certas e com a mensagem certa, provavelmente suas expectativas de venda não serão atendidas. Para isso, existe uma solução: o marketing de produto.

O marketing de produto é uma das muitas vertentes do marketing. Entre as grandes marcas que fazem um trabalho, a Apple, todos os anos, mobiliza o mundo com o lançamento de seus produtos, fazendo com que eles se tornem objetos de desejo instantaneamente.

Se você quer que seu consumidor desenvolva uma identificação forte com a sua marca, gerando assim mais demanda, investir em marketing de produto é imprescindível.


A Apple é especialista em transformar seus produtos em objetos de desejo

O marketing de produto é perfeito para introduzir um novo produto no mercado ou até mesmo para apresentar algo já existente a um novo público. Seu produto já está pronto e bem definido? Então, é hora de criar uma estratégia de marketing consistente e colocá-la em prática de forma certeira.

Veja, aqui não falamos apenas das características tangíveis do produto, mas, também, das intangíveis. Por exemplo, o que aquele produto representa? Qual o princípio, a visão de mundo que seu produto representa para o consumidor?

Por que o marketing de produto é importante

  • É o marketing de produto que vai definir a identidade do seu produto sob o olhar do público. Portanto, é importante que essa identidade seja única, com diferenciais notáveis em relação à concorrência. Ressalte as principais características do produto.
  • Com ele, você vai personalizar a comunicação, segmentando as ações para as necessidades específicas de cada usuário. Uma comunicação segmentada é um atributo de valor aos olhos do cliente – a abordagem personalizada atrai sua atenção e cria uma experiência pessoal com a marca.
  • Cada etapa do ciclo de vida do produto precisa de uma comunicação específica, levando em conta o estado da sua relação com o cliente. Um bom atendimento pós-venda, por exemplo, é essencial, solucionando problemas e dúvidas. Também é preciso ficar de olho nos resultados e nas demandas do público para fazer ajustes de precificação e distribuição.
  • A comunicação também deve ser bem trabalhada internamente. Os times de vendas, produto e marketing dependem uns dos outros e, por isso, devem estar em sintonia para manter a imagem do produto consistente.

Passo a passo para uma estratégia de marketing de produto

Antes do lançamento do produto, muita coisa precisa ser feita internamente na empresa, como definir o seu posicionamento no mercado. Todas essas informações devem ser concretas e estarem alinhadas para, em seguida, engajar toda a equipe nesse mesmo propósito. Todos no seu time devem ser “experts” no produto e na sua mensagem, que será passada para clientes, mídia e stakeholders.

  1. O primeiro passo de uma estratégia de marketing de produto é definir o público-alvo. Você pode fazer isso criando personas, ou seja, uma ou mais pessoas fictícias com as características que você imagina que seus clientes tenham. Fazendo esse exercício, é mais fácil entender o comportamento e as necessidades deles.
  2. Então, é hora de fazer o benchmarking – uma comparação e estudo dos concorrentes, seus produtos e como eles se posicionam no mercado. Assim, você enxerga os seus diferenciais e escolhe o que vale mais a pena destacar. Esses diferenciais devem estar muito bem definidos, para que estejam claros para você e para o consumidor.
  3. Então, é hora de escolher os canais de divulgação. Não adianta “atirar para todos os lados” – é preciso conhecer bem o perfil do público para entender qual canal traz resultados mais efetivos. Algumas opções são redes sociais, press releases, demonstrações em feiras ou eventos ou até oferecer entrevistas com nomes importantes da empresa.
  4. Falando nisso, é importante investir no marketing de conteúdo. Seja qual for o canal escolhido para a divulgação, use uma linguagem adequada para o seu público e procure formas criativas de estimular o engajamento.
  5. Depois do lançamento, a equipe de vendas deve estar preparada para atender a demanda e tirar dúvidas dos clientes. Também é indispensável monitorar os resultados. Com as informações coletadas, é possível aprimorar cada vez mais seus processos e traçar planos de melhoria, consagrando seu produto no mercado de forma inteligente.

Eventos e ações de live marketing podem ser incluídos na sua estratégia de marketing de produto. Para isso, você pode contar com a Sound: oferecemos soluções personalizadas para oferecer a experiência perfeita para conectar seu público à sua marca. Entre em contato com a gente!