Segundo pesquisa da AIM Group International, empresas apostam na retomada dos eventos presenciais ainda neste ano de 2021.

Com a suspensão dos eventos presenciais durante a pandemia, o setor teve que se reinventar e buscar novas formas de continuar ativo. A alternativa que mais se popularizou para eventos corporativos no último ano foi a de eventos virtuais, promovendo encontros e experiências à distância, usando as mais diversas ferramentas – como contamos aqui.

Então, a evolução desse tipo de evento acabou desencadeando nos eventos híbridos, que foram bem noticiados como tendência para o mercado não só durante a pandemia, como para depois dela, prometendo uma “nova era”, ditada pela inovação e pela tecnologia.

Eventos presenciais devem ganhar força

O levantamento “Eventos presenciais, híbridos ou digitais? Tendências e perspectivas dos patrocinadores”, feito pela AIM Group International, no entanto, mostra que as empresas estão animadas com a retomada dos eventos presenciais e esperam poder já voltar com força total no segundo semestre ainda de 2021.

A pesquisa teve a participação de mais de 200 representantes de empresas farmacêuticas e biofarmacêuticas e constatou que 47% delas já pretende patrocinar eventos presenciais nos próximos meses. Outros 37% ainda não se decidiram e 16% não deve voltar neste ano.

Já no que se refere ao conteúdo desses eventos, tudo indica que eles devem explorar o melhor dos dois mundos, unindo a flexibilidade das plataformas on-line à eficácia do conteúdo e ao poder de networking do presencial. Assim, espera-se que os eventos sejam cada vez mais personalizados, de acordo com as necessidades das empresas e dos clientes.

O sucesso dos eventos-teste

No Estado de São Paulo, o primeiro evento-teste autorizado pelo governo foi considerado um case de sucesso. O Expo Retomada, realizado na cidade de Santos nos dias 21 e 22 de julho, reuniu cerca de 1,5 mil pessoas e cumpriu com rigor todos os protocolos sanitários, sendo muito bem avaliado pela Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos). Lá, foi debatida a importância de encontrar caminhos para reiniciar as atividades do setor, destacando a sua importância para a economia.

Foi obrigatório o uso de máscara durante todo o evento e os visitantes fizeram testes rápidos de COVID-19 na entrada. O acesso foi controlado por catracas eletrônicas e o distanciamento entre as pessoas foi respeitado. O pós-evento também foi monitorado pelas secretarias da saúde estadual e municipal, entrando em contato com o público por telefone e mensagens de texto.

Diante das últimas notícias, o cenário é de otimismo. Aqui na Sound, já estamos planejando formas inovadoras de conduzir eventos de acordo com as tendências do mercado e com as ambições de nossos clientes, colocando a segurança e a saúde em primeiro lugar. Sua empresa está preparada para a próxima ação? Entre em contato com a gente para fazê-la acontecer!