Antes de falar do ROI em eventos, vamos entender tudo que envolve essa sigla em inglês, que significa Return on Investment (Retorno sobre o Investimento). Sabemos que essa métrica é bastante usada no marketing e na publicidade para saber quanto uma empresa teve de resultado após investimentos feitos.

Por muito tempo, contrapartidas de campanhas nessas áreas eram analisadas com base em “achismos”. O marketing, sobretudo o digital, trouxe métricas que tornaram possível saber com precisão a eficiência dos investimentos.

Assim sendo, hoje, um dos mais conhecidos entre esses indicadores é o Retorno sobre o Investimento (ROI) – (receita - custos) / custos. Nesse artigo, vamos saber como aplicá-lo aos eventos e entender como tirar o máximo proveito disso.
 

Antes de qualquer coisa, o que é considerado “custo”?

Consideremos “custo” tudo o que a empresa investe para ter a receita como contrapartida. Aqui, entram divulgação, locação do espaço, alimentação, decoração, ingressos, serviços de tecnologia, pessoas etc. Quanto mais componentes incorporados ao cálculo, mais preciso será o resultado.

E o que é considerada “receita“?

No cálculo do ROI, considera-se "receita” todo o valor financeiro que entra a partir de um evento realizado. Para sermos mais específicos, pensemos que é possível ter esse saldo a partir da venda de ingressos, venda de produtos, patrocínios e muito mais.  


Leia também: Como escolher fornecedores para o seu evento Como escolher fornecedores para o seu evento - Sound Agência (soundagencia.com.br)


Qual fórmula usar para calcular o ROI em eventos

Existe uma fórmula simples para calcular o ROI em eventos, mas também após qualquer outra iniciativa, que consiste em:

https://resultadosdigitais.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2022/02/roi-formula.png

ROI = (receita gerada - custos) / custos

Exemplo prático quando pensamos em eventos: imagine que, para realizar um evento, a sua empresa teve um custo total de R$ 20.000,00. Agora, após o término dele, ela contabilizou um ganho de R$ 200.000,00.

Utilizando a fórmula de ROI, temos:

  • (R$ 200.000,00 - R$ 20.000,00) / R$ 20.000,00
  • ROI = 9

Nesse exemplo, o Retorno sobre o Investimento foi de nove vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem – no caso, 900% de retorno.

Leia também: 5 livros imperdíveis sobre planejamento de eventos Como escolher fornecedores para o seu evento - Sound Agência (soundagencia.com.br)

Por que é tão importante calcular o ROI em eventos?

O ROI é um indicador eficaz quando se trata de calcular o retorno de uma aplicação, sendo adequado a todos os investimentos e diferentes iniciativas, não apenas em eventos ou campanhas de marketing e publicidade. 

Investidores também irão olhar para o ROI quando avaliarem se vale a pena ou não embarcar com você e sua empresa em um evento. Afinal, é fundamental saber quanto se lucrará, não é mesmo?

Como utilizar o ROI a favor do seu evento

Tão importante quanto ter o ROI em mãos é preparar um relatório que apresente esse resultado – de preferência, também dividindo tipos de custos, para que se possa interpretar os números e informações geradas, levando em conta qual o impacto de cada um deles para o evento como um todo.

Não menos importante, outra coisa possível é entender quanto mais você pode dispor de investimento na próxima edição do evento. Assim, poderá investir e elaborar melhor as iniciativas que impactaram mais no retorno.

Então, precisa de ajuda para organizar um evento inesquecível e, claro, rentável? A Sound está aqui para ajudar você nessa missão.