Descubra quais são as estratégias mais certeiras para engajar o público do seu evento nas redes sociais.

Já parou para pensar na importância das redes sociais para o sucesso do seu evento? Aliás, não as usar corretamente pode até mesmo implicar fracasso de público e de reputação.

O grande pulo do gato, portanto, é não perder o tempo certo, pois são mídias muito dinâmicas e que exigem interações rápidas.

É por isso que, neste artigo, elencamos diversas ideias para você colocar em prática antes, durante e depois do seu evento, fazendo-o bombar nas redes sociais. Confira!

Antes do evento

  • Gere curiosidade por meio de teasers

O famoso “Vem aí...” é só um breve spoiler do que vai rolar. E quanto mais criativo, mais você conseguirá chamar a atenção do público. A dica é: não entregue detalhes logo de cara.

  • Mostre a programação com as principais atrações

O que vai ter de mais interessante no seu evento? Seja um convidado, uma atração específica ou até mesmo a refeição servida: valorize o que pode atrair o seu público-alvo.

  • Ofereça brindes ou descontos para quem convidar um amigo

Nada como um bom presentinho para cativar alguém. Por isso, incentive o seu próprio público a ajudar você na divulgação. Afinal, todos saem ganhando com essa estratégia.

  • Crie um evento ou grupo nas redes sociais

Essa é uma boa forma de estabelecer uma conexão com o público, saber quais são as principais expectativas e o que mais pode ser feito para surpreendê-lo.

  • Envie convites/press kits para influencers

Selecione influenciadores digitais ligados ao público que você deseja atrair e envie convites e press kits criativos que eles possam compartilhar em suas próprias redes, convidando seus seguidores.

Durante o evento

  • Ofereça ambientes “instagramáveis”

Não basta investir na decoração, é preciso que ela seja uma das atrações do seu evento. Espaços criativos e interativos incentivam o público a tirar fotos e compartilhá-las nas redes sociais.

  • Use totens interativos

Além dos ambientes “instagramáveis”, vale apostar em totens interativos, que tiram fotos dos convidados e já dão a opção de compartilhamento automático nas redes sociais.

  • Use uma hashtag específica para o seu evento

Ao incentivar o público a usá-la, você tem a chance de agrupar todas as publicações em redes sociais a respeito do evento e conferir de forma dinâmica o que está sendo compartilhado sobre ele.

  • Compartilhe momentos ao vivo

Obviamente, vai ter gente interessada no evento, mas que não pôde comparecer. Ao compartilhar o que está rolando, você se aproxima desse público e ainda pode motivá-lo a estar presente na próxima data.

  • Acompanhe o que está sendo dito

O feedback do público é válido para todas as fases, mas é fundamental durante o evento. Vale ficar de olho especialmente nas críticas para tentar resolver qualquer problema rapidamente.

Depois do evento

  • Disponibilize um “resumão” do evento

O formato em vídeo é o que mais dá resultado, porque mostra ao público o que rolou de mais importante, como era o espaço, a quantidade de gente e até mesmo a vibe no ar. Caso você queira realizar uma nova edição, o vídeo pós-evento também ajudará na divulgação do próximo.

  • Monte uma galeria de fotos

Contrate fotógrafos para registrar seu evento e depois disponibilize o link para que o público possa baixar as imagens. Só não se esqueça de incluir uma marca d’água com o nome do evento.

  • Dê acesso a conteúdos exclusivos

Aqui você pode manter o interesse das pessoas mesmo com o fim do evento. Basta solicitar um pré-cadastro, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, e continuar se relacionando com elas.

  • Mantenha o grupo de discussão

Sabe aquele grupo de discussão que você criou lá na primeira fase, antes do evento ser realizado? Não deixe que ele caia no esquecimento: mantenha o diálogo com os participantes, seja por meio de enquetes, compartilhamento de notícias relacionadas e tudo o mais que possa gerar conversas e, claro, aprofundar a relação para uma próxima edição, se houver.

Viu só quantas ideias bacanas para engajar o público do seu evento nas redes sociais? E nós podemos fazer isso juntos: aqui na Sound, nós temos toda a expertise em planejamento e produção de eventos e estamos prontos para ajudar você. Converse com a gente!