Capaz de aproximar virtualmente marcas de seus clientes de maneira realista, estratégia ganhou importância em tempos de isolamento social.

Há bem pouco tempo, as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual eram vistas como tendências para o futuro. Mas, hoje, elas já estão inseridas em diversos segmentosque vão além dos vídeos-games, em áreas como educação, saúde, turismo, decoração, entre tantas outras. E o marketing também tem explorado essas ferramentas para tornar a experiência do consumidor ainda mais personalizada.

O que é marketing imersivo

Como o próprio nome sugere, a ideia é que o público fique imerso em uma experiência com um produto ou serviço. O diferencial é que isso acontece por meio de simuladores que estimulam visão, a audição e, às vezes, até o tato.

Assim tecnologias como Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR), entram em ação para transformar o consumidor de espectador a protagonista. Veja as diferenças entre elas:

  • Realidade virtual: substitui o mundo real por um ambiente simulado com a ajuda de outros dispositivos, sendo o mais comum os óculos de projeção, também conhecidos como HMDs.
  • Realidade aumentada: permite ao usuário interagir com elementos virtuais dentro de um contexto real. Os filtros de maquiagem do Instagram, por exemplo, entram nessa categoria.
  • Realidade mista: como o nome já diz, trata-se da interação entre realidade virtual e realidade aumentada.

Juntas, essas tecnologias formam o que conhecemos hoje como Realidade Estendida (XR), que engloba ainda os vídeos 360°.

Principais vantagens

Já pensou se a experiência que sua empresa oferece seja tão incrível a ponto de fazer o produto ou serviço inesquecível? Esse é o grande objetivo por trás do marketing imersivo, e que ainda pode gerar mais engajamento para sua marca e significar um gás a mais no volume do seu e-commerce.

Principalmente, agora em tempos de isolamento social por conta da pandemia, o uso dessas soluções pode facilitar a decisão de compra, visto que há a possibilidade de praticamente “materializar” um produto na frente do cliente com apenas alguns cliques.

Por que aderir? Em uma pesquisa recente

https://www.accenture.com/_acnmedia/PDF-134/Accenture-Immersive-Experience-Digital-Report.pdf#zoom=40]

com mais de 3 mil consumidores, 61% ​​disseram que teriam mais chances de comprar de uma marca que usa tecnologia imersiva, como realidade aumentada, e virtual, e conteúdo 3D. Dos que já tiveram essa experiência, 47% afirmaram que sentiram mais conectados às marcas e produtos.

Cases para se inspirar

Alibaba O grupo chinês Alibaba, conhecido pelo Aliexpress, lançou durante a pandemia um serviço 3D para uma de suas plataformas de e-commerce, a Tmall. Em parceria com mais de 100 marcas, incluindo a gigante Ikea, do ramo de decoração, o programa de realidade aumentada

faz os clientes se  sentirem em diversos ambientes, além de poderem criar diferentes combinações de móveis e objetos.

Coca-Cola

A Coca-Cola surpreendeu ao lançar um app de realidade aumentada no Natal de 2018. Após baixar o app no celular, o cliente apontava a câmera para o rótulo das latinhas ou das garrafas pet e animações virtuais dos ursos polares da marca eram exibidas na tela como em um “passe de mágica”.

No Natal de 2020, a empresa lançou um novo app de realidade aumentada. Dessa vez, por conta do isolamento social, o foco era fazer com que o público tivesse a chance de ver os famosos caminhões iluminados mesmo sem sair de casa. A câmera do celular podia ser apontada em qualquer direção para ativar a caravana virtual, que se “materializava” em alguns segundos.

Nike Recentemente, a marca esportiva lançou a Air Max 90 X Undefeated  

https://www.nike.com.br/Snkrs/LandingPage/2/

uma plataforma de realidade aumentada focada no entretenimento do público em tempos de isolamento social. Ao acessar o site pelo celular e aponta-lo para o céu, o usuário tem acesso a conteúdos interativos que celebram o rap e o funk. A ideia, segundo a Nike, é fazer com que as pessoas possam consumir música de jovens artistas mesmo sem sair de casa.

Viu só como dá para inovar mesmo em tempos de crise? A Sound tem experiência em criar ações criativas para o seu negócio. Converse com a gente!