O sucesso de um evento depende de muitos fatores, mas a segurança é um requisito fundamental.

Segurança em primeiro lugar. Você já deve ter lido e ouvido essa frase algumas vezes na vida, em diferentes ocasiões. Embora pareça um clichê, é uma verdade inquestionável.

Não importa se você está planejando um jantar corporativo ou um festival de música: a segurança é um fator indispensável para o sucesso de qualquer evento, e tudo começa no planejamento.

Falhas de segurança podem ter consequências bastante desagradáveis, inclusive de ordem financeira. Sendo assim, esse tópico não deve ser negligenciado.

Não sabe por onde começar? Confira nossas dicas de como realizar um evento seguro. 

Segurança é uma condição inegociável

Comece pelo começo. É preciso ter em mente, desde as primeiras conversas sobre o evento, que segurança é uma condição inegociável. Afinal, você estará lidando com vidas humanas. Portanto, cada detalhe deve ser planejado com extremo cuidado.

Certamente, nem sempre é possível evitar ocorrências indesejadas, mas um planejamento adequado deve prever situações de risco e definir um plano de ação para gerenciá-las.

Considere tanto questões relacionadas ao ambiente quanto às pessoas. E se algum convidado relatar que foi furtado durante o evento? Em caso de incêndio, como proceder? Defina protocolos de segurança claros e objetivos com antecedência.

Antecipe possíveis problemas de segurança

A antecipação é a chave para garantir mais segurança às pessoas que participarão do seu evento. Assim que o local do evento for definido, realize uma vistoria prévia e confirme se o espaço atende às normas de segurança vigentes. Verifique, por exemplo:

  • Se as licenças de funcionamento exigidas pela Prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros são legítimas e se estão atualizadas;
  • Se há saídas de emergências suficientes, de acordo com o tamanho do espaço e a capacidade de público do seu evento;
  • Se as saídas de emergência estão devidamente sinalizadas e se são adequadas também para PcDs;
  • Se há extintores de incêndio em locais estratégicos;
  •  Se os extintores de incêndio estão dentro da validade e funcionando corretamente.

Sua equipe deve priorizar a segurança do evento

No entanto, de nada adianta realizar um planejamento incrível e ter uma estrutura impecável à disposição se a sua equipe não estiver alinhada com a importância da segurança para o sucesso do seu evento. Se os profissionais não conseguirem colocar em prática os protocolos definidos, a segurança dos participantes, bem como a reputação da sua empresa, ficará vulnerável.

Por isso, é imprescindível contratar fornecedores de confiança e especializados, que saibam lidar com os possíveis imprevistos da melhor maneira possível.

  • Se possível, faça um seguro específico com uma seguradora idônea;
  • Cheque a qualificação de todas as pessoas envolvidas, desde as que trabalharão na recepção e limpeza aos agentes de segurança. De preferência, contrate profissionais com experiência comprovada na função e boas referências;
  • Faça um briefing. Explique suas expectativas para a equipe. Se necessário, realize um treinamento prévio.

Leia mais: Como escolher fornecedores para o seu evento https://soundagencia.com.br/como-escolher-fornecedores-para-o-seu-evento/

Também é importante confirmar se o espaço possui uma equipe de resposta a incidentes própria e se há um plano de prevenção e combate a incêndios implementado. Nesse caso, não esqueça de verificar se os profissionais são devidamente qualificados.

Conte com ajuda especializada

Pois é, são muitos os detalhes. E qualquer deslize pode pôr tudo a perder. Para não correr riscos, você pode contar com a ajuda de um parceiro especializado, como a Sound.

Aqui, nós cuidamos do planejamento, da logística, do gerenciamento e da execução do seu evento com criatividade, eficiência e – claro – segurança. Fale conosco e garanta um evento inesquecível para o seu público.