Como criar experiências marcantes num momento de reinvenção

Há pouco mais de um ano, ninguém poderia imaginar que estaríamos vivendo uma pandemia de proporções tão grandes e que isso exigiria de nós tantas adaptações e renúncias.

Esse cenário acertou o mercado de eventos em cheio, não deixando outra escolha a não ser mudar. A modernização já vinha batendo à porta há algum tempo, mas as circunstâncias trazidas pela quarentena foram um empurrão definitivo, abrindo um cenário que, provavelmente, vai durar um bom tempo.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Inovyo sobre os impactos da pandemia, apenas 25% dos participantes voltariam a frequentar eventos e outros locais lotados imediatamente após a liberação dos mesmos.

Tendo isso em vista, a melhor opção é se ajustar a isso e fazer o possível para ganhar expertise nessa nova realidade. Na ausência de eventos presenciais, como continuar trazendo novas experiências e conexões entre a sua marca e o seu público? É momento de investir nos eventos online.

Acredite ou não, esse novo formato tem muitas vantagens – não faltam tecnologia e serviços de streaming para viabilizá-lo. Alguns benefícios são:

  • Menos custos, sendo necessário investir apenas em um bom equipamento para que a transmissão ocorra sem falhas;
  • Abranger um público maior, sem barreiras geográficas e, assim, aumentar o alcance da marca e as suas vendas;
  • Novas formas de interação com o público, que podem criar ainda mais proximidade.

Como é feito um bom evento online

Apesar da praticidade, ainda assim é preciso de um planejamento consistente para que o evento seja um verdadeiro sucesso. Os fatores essenciais para isso são:

  • Definir o formato adequado: webinar, jornada online, cursos... qual deles levaria a ideia da sua marca ao seu público de forma mais eficiente? Você quer fazer uma transmissão ao vivo ou gravada? Qual deles se encaixa melhor no seu nicho? Essa reflexão é fundamental;
  • Escolher uma boa plataforma de eventos: ela te ajudará a administrar a inscrições, o envio de certificado e todas as transações financeiras, se houver;
  • Divulgação online: no ambiente digital, você pode alcançar pessoas com mais assertividade, além de trabalhar por diversas frentes, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios. Para isso, é preciso conhecer bem o seu público;
  • Apostar na melhor ferramenta de transmissão: essa escolha é importante, pois determinará a qualidade do seu evento e é por meio dela que você se comunicará com o seu público. Portanto, não economize tempo na hora de buscar indicações e de fazer testes antes de tomar uma decisão;
  • Priorizar a experiência dos participantes: isso é o mais importante! Afinal, o objetivo de um evento é estreitar os laços da marca com o público, especialmente durante o distanciamento social. Desenvolva formas de interação e, consequentemente, de promover um bom networking entre todos.

Com a Sound, tornamos tudo isso possível e garantimos um evento inesquecível para a você e seu público. Conte conosco!