PcDs em foco: representatividade além das deficiências
Inserção de PcDs em castings é bom para o mundo e melhor ainda para a sua marca.
Pessoas com e sem deficiência felizes reunidas em uma ilustração. A imagem reúne uma pessoa deficiente visual, uma pessoa em cadeira de rodas, uma pessoa com prótese na perna e outra com prótese no braço e outras duas pessoas sem deficiências físicas
Responda rápido para você mesmo: você colocaria um(a) modelo PcD, sem um braço, por exemplo trabalhando no estande da sua empresa na feira mais importante do seu setor?
Independentemente da sua resposta, já dizemos de antemão que você deveria. Em primeiro, porque elas existem e merecem respeito e valorização. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, divulgados pela Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-08/apenas-1-dos-brasileiros-com-deficiencia-esta-no-mercado-de24% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência. Isso significa que, pelo menos, 45 milhões de pessoas do país se declaram PcD.
Em segundo lugar porque estamos falando de um universo de consumidores para o qual a sua marca pode se destacar, desde que adote a representatividade como política. Afinal, com uma sociedade cada vez mais consciente, a máxima de que as pessoas se engajam a favor de marcas e produtos quando conseguem se enxergar neles é válida para todos os públicos.
Sem falar no impacto positivo que a sua empresa causa no setor que ela atua, influenciando até mesmo os concorrentes a pensarem fora da caixa e tornarem suas estratégias ainda mais inclusivas. Mas, o mercado sempre se lembra de quem esteve lá primeiro e de quem fez melhor.
Inclusão PcD impacta positivamente no bolso
Um homem deficiente está sentado em uma cadeira de rodas. Ele segura a mão direita no volante da roda. Está entrando em um local de trabalho para encontrar colegas.
Adotar estratégias de inclusão de PcDs não é só uma atitude socialmente positiva, como também faz diferença na imagem da marca e isso se reflete no bolso. De acordo com apesquisa “Global Consumer Pulse”, conduzida em diversos países, incluindo o Brasil, pela Accenture Strategy e divulgada pelo portal da revista Exame https://exame.com/marketing/brasileiros-marcas-valores-pessoais/, 83% dos consumidores estão mais propensos a consumir marcas que mostrem valores alinhados com os seus.
Assim, defender uma causa e assumir posicionamentos claros sobre temas importantes, como a inclusão e a diversidade, são fundamentais para sobreviver e se destacar em um mundo no qual as pessoas têm cada vez mais voz e acesso à informação.
Como incluir mais PcDsem suas ações?
- Deixe claro em sua estratégia que você procura por esse tipo de público;
- Mostre que o que importa no “perfil” é a experiência com o trabalho a ser realizado;
- Tenha estrutura: rampas para quem tem mobilidade reduzida, sinalização em braile e sonorizada, equipamentos e tecnologia;
- Não defina trabalhos de acordo com a deficiência, mas pergunte à pessoa se ela se sente confortável ou não para realizar aquele trabalho, e questione que tipo de adaptação ela necessita ou não. No mais, conte com a experiência de quem sabe o que precisa para fazer do seu evento ou ação um sucesso. Conte com a Sound. https://soundagencia.com.br/