
Descubra o que é marketing imersivo e por que ele é a grande aposta do momento
Capaz de aproximar virtualmente marcas de seus clientes de maneira realista, estratégia ganhou importância em tempos de isolamento social.

Há bem pouco tempo, as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual eram vistas como tendências para o futuro. Mas, hoje, elas já estão inseridas em diversos segmentosque vão além dos vídeos-games, em áreas como educação, saúde, turismo, decoração, entre tantas outras. E o marketing também tem explorado essas ferramentas para tornar a experiência do consumidor ainda mais personalizada.
O que é marketing imersivo
Como o próprio nome sugere, a ideia é que o público fique imerso em uma experiência com um produto ou serviço. O diferencial é que isso acontece por meio de simuladores que estimulam visão, a audição e, às vezes, até o tato.
Assim tecnologias como Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR), entram em ação para transformar o consumidor de espectador a protagonista. Veja as diferenças entre elas:
- Realidade virtual: substitui o mundo real por um ambiente simulado com a ajuda de outros dispositivos, sendo o mais comum os óculos de projeção, também conhecidos como HMDs.
- Realidade aumentada: permite ao usuário interagir com elementos virtuais dentro de um contexto real. Os filtros de maquiagem do Instagram, por exemplo, entram nessa categoria.
- Realidade mista: como o nome já diz, trata-se da interação entre realidade virtual e realidade aumentada.
Juntas, essas tecnologias formam o que conhecemos hoje como Realidade Estendida (XR), que engloba ainda os vídeos 360°.
Principais vantagens
Já pensou se a experiência que sua empresa oferece seja tão incrível a ponto de fazer o produto ou serviço inesquecível? Esse é o grande objetivo por trás do marketing imersivo, e que ainda pode gerar mais engajamento para sua marca e significar um gás a mais no volume do seu e-commerce.
Principalmente, agora em tempos de isolamento social por conta da pandemia, o uso dessas soluções pode facilitar a decisão de compra, visto que há a possibilidade de praticamente “materializar” um produto na frente do cliente com apenas alguns cliques.
Por que aderir? Em uma pesquisa recente
com mais de 3 mil consumidores, 61% disseram que teriam mais chances de comprar de uma marca que usa tecnologia imersiva, como realidade aumentada, e virtual, e conteúdo 3D. Dos que já tiveram essa experiência, 47% afirmaram que sentiram mais conectados às marcas e produtos.
Cases para se inspirar
Alibaba O grupo chinês Alibaba, conhecido pelo Aliexpress, lançou durante a pandemia um serviço 3D para uma de suas plataformas de e-commerce, a Tmall. Em parceria com mais de 100 marcas, incluindo a gigante Ikea, do ramo de decoração, o programa de realidade aumentada
faz os clientes se sentirem em diversos ambientes, além de poderem criar diferentes combinações de móveis e objetos.
Coca-Cola
A Coca-Cola surpreendeu ao lançar um app de realidade aumentada no Natal de 2018. Após baixar o app no celular, o cliente apontava a câmera para o rótulo das latinhas ou das garrafas pet e animações virtuais dos ursos polares da marca eram exibidas na tela como em um “passe de mágica”.
No Natal de 2020, a empresa lançou um novo app de realidade aumentada. Dessa vez, por conta do isolamento social, o foco era fazer com que o público tivesse a chance de ver os famosos caminhões iluminados mesmo sem sair de casa. A câmera do celular podia ser apontada em qualquer direção para ativar a caravana virtual, que se “materializava” em alguns segundos.
Nike Recentemente, a marca esportiva lançou a Air Max 90 X Undefeated
https://www.nike.com.br/Snkrs/LandingPage/2/
uma plataforma de realidade aumentada focada no entretenimento do público em tempos de isolamento social. Ao acessar o site pelo celular e aponta-lo para o céu, o usuário tem acesso a conteúdos interativos que celebram o rap e o funk. A ideia, segundo a Nike, é fazer com que as pessoas possam consumir música de jovens artistas mesmo sem sair de casa.
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