Não há como negar que a pandemia do novo coronavírus causou e ainda causará muitos impactos em nossa sociedade. Certamente, um dos setores mais prejudicados foi o de eventos. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Sebrae, Abeoc (Associação Brasileira de Empresas e Eventos) e a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras) mostra que 98% das empresas desse ramo foram impactadas.

Dito isso, o que o mercado de eventos deve esperar para 2021? Por enquanto, o cenário é muito incerto. Afinal, a doença parece longe de ser controlada e termos a vida voltando ao novo normal. Há poucos meses, o setor ensaiou uma volta gradual, com público reduzido, em novos formatos. Mas novas medidas restritivas foram tomadas em várias regiões do Brasil por conta do novo aumento no número de casos de Covid-19.

Diante de tantas incertezas, fica difícil cravar o futuro do setor de eventos, shows, feiras, congressos, exposições, live marketing etc., mas o que se sabe, com certeza, é que muitas mudanças serão necessárias para atender às novas necessidades. Sabemos que é preciso uma mentalidade ágil para contornar as dificuldades e enfrentar o novo. Reinvenção deve ser o foco e isso o setor já mostrou que é capaz, pois, em meio à pandemia, eventos foram transportados para o universo on-line.

Crise pode ser uma oportunidade

O título acima pode soar otimista demais, mas, para muitas empresas, é a mais pura verdade. Muitas tecnologias, por exemplo, surgiram após dificuldades, crises e adversidades.

Portanto, criatividade e inovação são mais que tendências para 2021 e nos próximos anos. São quase como obrigações do setor.

Outro fator muito importante para todos os que trabalham na área é a importância de permanecer atualizado. Ou seja, investir em formação, educação, networking e vivências relacionados com o mercado são fundamentais para o profissional ou empresa não ficarem para trás.

Eventos on-line

Esse tipo de solução pode não ser a ideal em termo de contato e experiências, mas as empresas que apostaram no formato em 2020 saíram na frente e puderam aprender com ele para reaplicá-lo em ações futuras. Nesse campo, destacamos as lives, feiras on-line, seminários, webinários. Há diversos formatos.

Parcerias

Se em cenário otimista, associar-se com outras empresas, profissionais e marcas traz resultados muito positivos, em tempos de crises, essa união se faz ainda mais necessária para buscar inovações, ideias, conhecimentos, insights, mercados e públicos.

Protocolos de segurança, saúde e higiene

Em 2020, a sociedade aprendeu e passou a valorizar medidas que evitam a propagação de Covid-19. É bem provável que continuemos seguindo com boa parte delas, afinal essa doença e muitas outras podem ser prevenidas com ações simples de proteção.

Aprimorar a gestão

Controle de gastos, organização, novos fluxos, recursos tecnológicos, renegociações... Profissionais das mais diversas áreas devem trabalhar juntos para rever as técnicas e ferramentas de gestão e administração. Além disso, investir na formação e qualificação das equipes e pensar em soluções mais sustentáveis continuam e sempre continuarão como importantes tendências.